IGREJA


CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA 
A Capela de Nossa Senhora da Ajuda, situada extra-muros da antiga vila de Aveiro, em território da extinta freguesia de São Miguel, foi primitivamente dedicada a São Gregório, pontífice romano, como era voz comum e consta dos mais antigos escritos. Sabe-se que já existia em 1575, pois por um testamento de legados de propriedades à Confraria de São Pedro e São Paulo de Aveiro feito por Mateus Fernandes Rapete e sua mulher é referida uma vinha junto a São Gregório da Vila de Aveiro. Em 1626 Manuel Correia de Quadros e Veiga e sua esposa D. Luísa de Almeida e Costa instituíram o vínculo da Quinta de São Gregório, "próximo ao templo que tinha essa invocação e que depois se denominou da Senhora da Ajuda". É referida por Cristóvão de Pinho Queimado em 1687 na sua enumeração de ermidas em Aveiro, ainda com invocação de São Gregório. Na informação paroquial da Freguesia de São Miguel de Aveiro, dada a 13 de Maio de 1721 por Frei Inácio da Cruz Mendes, é  também referida como Capela do povo e dada como invocação de Nossa Senhora da Guia.
   Num documento dos fins do século XVIII, diz-se que a Capela não tinha administrador nem possuía bens alguns e que "teve a sua ruína com o terramoto", sem se indicar quando foi reedificada.   


VILA VELHA RECEBE RESTAURAÇÃO DE UMA DAS IGREJAS MAIS ANTIGAS DO PAIS .

Igreja Nossa Senhora do Rosário em Vila Velha (ES)Mais um Patrimônio Cultural do Brasil será devolvido à sociedade totalmente restaurado. No próximo dia 18 de dezembro, a comunidade de Vila Velha (ES) recebe a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, após quase um ano de obras, realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Vale. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES) fez o acompanhamento técnico em todo o processo, desde a elaboração do projeto até a execução das obras no monumento, tombado pelo Iphan em 1950.
Durante os trabalhos, foram realizados reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e elementos decorativos. A comunidade também poderá conferir o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira, além de uma reforma completa no telhado da igreja.
Um bem precioso para a história do país
Considerada a mais antiga do Brasil em funcionamento, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é reconhecida como um símbolo da colonização do solo espírito-santense. Com uma singela estrutura original, foi erguida logo após o desembarque do primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535.
Ainda no século XVII, sua estrutura principal sofreu intervenção após um colapso, sendo edificada com alvenaria estrutural em pedras e coberta por telhas capa-canal de barro. Em documentos históricos, após a visita de D. Pedro II à província do Espírito Santo, em 1860, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é citada no relatado do estado de abandono e penúria da paróquia, recebendo doação de recurso do imperador para sua manutenção e reforma.
Em 1908 foram instalados os altares atuais e em 1912, com a implantação da linha de bonde no entorno da edificação, a estrutura foi reforçada. Na década de 1980 a Igreja do Rosário sofreu a intervenção mais impactante, quando foram removidos componentes originais, como toda a estrutura de madeira do coro que foi subtituída uma nova em concreto armado.













Comentários

Mensagens populares